por Paulo Giacomini

Sócia-fundadora da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero –, ONG situada em Recife (PE), desde 2003, entre outras coisas, a jornalista Alessandra Nilo tem se dedicado a reunir a movimento brasileiro de luta contra a aids em torno do monitoramento das políticas públicas de enfrentamento da epidemia de HIV no país, realizando, “produzindo conhecimento” e ampliando a “experiência de capacitação permanente” por meio dos fóruns UNGASS.

Nesta entrevista, concedida após a realização do IV Fórum UNGASS Brasil na capital pernambucana, em meados de junho 2008, a especialista em comunicação e saúde pelo International Health Program da Universidade da Califórnia (EUA) espera que a RNP+ possa traduzir as metas da UNGASS para as realidades locais.

TRABALHO RECONHECIDO POR NAÇÕES UNIDAS

Alessandra Nilo foi reconhecida por seu trabalho no frente a Gestos no relatório mundial lançado pelo pelo Unaids, o programa da ONU para a AIDS foi lançado em 2008.

Não obstante a complexidade da epidemia, Alessandra afirma que um dos aspectos mais gratos do ativismo sobre o HIV é que realmente existem soluções. “O que me impulsiona a continuar com meu trabalho de ativista é a possibilidade de encontrar soluções e de enfrentar as dificuldades que estão configuradas em uma macroestrutura da sociedade de uma maneira mais tangível. Aqui em minha comunidade, tenho atuado para cuidar das pessoas que eram muito pobres antes e que não tiveram a oportunidade de ter acesso adequado ao tratamento para o HIV/AIDS, para que agora possam beneficiar-se com ele e também tenham acesso a ajuda alimentar e condições decentes de vida, e atuamos no sentido de divulgar informação sobre HIV/AIDS para que a comunidade possa aprender a viver com a epidemia.

Alessandra acredita que este é o momento para que a resposta ao HIV demonstre resultados. “A partir de 2001, foram realizadas investimentos em relação ao HIV/AIDS”, comenta. “O que devemos fazer agora é mostrar como foi investido o dinheiro, mostrar os resultados deste importantes número de investimentos e mostrar claramente inclusive que é necessário mais investimentos.

Anúncios